Curso Técnico em Construção Naval no CETAM


Curso Técnico em Construção Naval oferecido pelo Cetam tem carga horária total de 1.200 horas.

Atualmente, no Brasil, existem muitas alternativas de cursos técnicos, os quais constituem um tipo de educação profissional entre os mais eficientes. Hoje, o grupo de pessoas que mais se beneficia de cursos técnicos profissionalizantes são os jovens estudantes ou mesmo os grupos de adultos interessados e se recolocar no mercado de trabalho, e também no sentido de poder conquistar um amplo desenvolvimento de competências e uma qualificação no mercado de trabalho, tanto no labor formal quanto no informal.

Assim, destacando-se entre muitas das grandes instituições nesse ramo de educação, dispondo de cursos técnicos profissionalizantes de alta categoria, está a instituição Cetam, que consiste em uma grande organização responsável pela realização de um ensino eficiente, atuando dentro do ramo profissionalizante e inteiramente de caráter público, cuja unidade principal está estabelecida no Estado do Amazonas. Trata-se, portanto, de um projeto de cursos profissionalizantes que integra uma grande estrutura ao mesmo Poder Executivo do Governo do Estado do Amazonas.


Esta instituição está localizada no seguinte endereço: Av. Pedro Teixeira, nº 2354; com CEP: 69040-000; na Capital de Manaus, Estado do Amazonas. O horário oficial de atendimento é sempre entre as 8 horas e 17 horas.

Desta forma, a organização Cetam configura uma grande estrutura administrativa idônea, a qual dispõe de diversos departamentos internos, e todos relacionados diretamente com a Administração Superior, administração de Assistência e a de Assessoramento; com a Atividade Meio e com as demais Atividades Fim. Estes setores estão distribuídos do seguinte modo:

Toda a administração do Cetam está organizada em departamentos que abrangem a atividade da Administração Superior, a qual é exercida por meio da Presidência; o departamento da Assistência e do Assessoramento, no qual se exercem todas as funções do Gabinete, da Assessoria, da direção de Procuradoria Jurídica e da chamada Comissão Permanente de Concursos. Outros setores abarcam as Atividades Meio, que operam na função de Diretoria Administrativo-Financeira; abrange o setor onde se exerce a atividade da Gerência de Pessoal, a atividade da Gerência de Logística, na Gerência das Compras; na Gerência do Orçamento e no setor de Finanças.



Deste modo o novo curso que está em aberto, entre outros, é o seguinte:

Preparação para a função de Técnico em Construção Naval. Trata-se de um profissional qualificado para auxiliar na realização de diversos projetos navais nos estaleiros; na execução, no controle e no ato de inspecionar os processos de construção e de manutenção sobre as atividades de elaboração e construção das embarcações e das estruturas hidroviárias; atua na seleção de materiais a serem ministrados nos projetos, nas construções e nas manutenções navais; atuar na atividade que compreende os ensaios e os testes de acordo com o produto naval; atuar na montagem dos componentes dentro do processo de fabricação e de manutenção naval; no trabalho de manutenção e de operação nos sistemas de navegação; no auxílio sobre a organização de estaleiros, sobre os custos operacionais e sobre a escolha dos materiais e dos equipamentos; na emissão de laudos técnicos e na realização de vistoriais em companhias de navegação; atua sobre os sistemas de logísticas no controle do frete, de armazenamento e na distribuição das cargas.

Este conjunto de atividades está baseado em todos os princípios fundamentais presentes nas normas técnicas de segurança, de saúde e do meio ambiente. Promover grande contribuição no desenvolvimento das competências humanas, inteiramente baseadas nos princípios e nos valores éticos essenciais e justos para qualidade da vida.

Tipo de Eixo Tecnológico – Produção Industrial. A carga horária integral deste curso é de 1.200 horas.

A instituição Cetam opera na capital de Manaus e nos demais 61 municípios do Estado do Amazonas. Ela apresenta diversos cursos em todas as suas unidades estruturadas para o ensino profissionalizante, ou para os cursos promovidos mediante as parcerias firmadas entre as organizações de natureza pública Federal, ou Estadual e mesmo Municipais, como também as parcerias firmadas no setor empresarial.

Para mais informações acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-construcao-naval.

Por Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário