Curso Técnico em Comunicação Visual no CETAM


Cetam oferta o Curso Técnico em Comunicação Visual com carga horária de 1.000h.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) oferece várias oportunidades de cursos profissionalizantes, para ingresso no mercado de trabalho. Um deles é o de Técnico em Comunicação Visual, em que o profissional vai ser o responsável por várias atividades envolvendo ferramentas e técnicas de design.

Além disso, o profissional vai poder atuar planejando e executando projetos gráficos e de comunicação visual, aplicar técnicas que contemplem conhecimentos artesanais e computacionais, conhecimentos de elementos de linguagem visual, comunicação visual, ergonomia e estética, entre outros.


Por meio das aulas, o Técnico em Comunicação Visual vai se preocupar também com a legibilidade e a clareza do conteúdo, o entendimento das informações, a valorização da qualidade, da produtividade, da ecologia, do custo benefício e também dos impactos ambientais em relação as suas produções.

O profissional conta com o conhecimento e o domínio dos materiais e processos gráficos, e também as etapas de projetos que contemplem à comunicação visual. A carga horária do curso oferecido pelo CETAM é de 1.000 h.

O CETAM é uma autarquia que é vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC), que tem como objetivo fazer ações para oferta de educação profissional no estado do Amazonas.



O foco do curso abrange a capacitação das pessoas, para quem possam encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho e também a geração de renda por meio de trabalhos autônomos.

A Instituição atua em Manaus e também nos 61 municípios do estado do Amazonas e oferece cursos próprios e específicos da Instituição. Também oferece oportunidades por meio de parceria com outras Instituições de natureza pública estadual, municipal e federal, ou também com organizações não governamentais, entre outras entidades.

Os cursos contemplam as áreas de formação técnica, inclusão digital e também qualificação profissional. Em relação à formação técnica, o CETAM tem cursos voltados para técnico de nível médio, que duram em torno de 18 a 24 meses e a carga horária é de no mínimo 800 horas.

Esses cursos são para as pessoas que estejam cursando ou que já terminaram o ensino médio, e que precisam ser aprovados em uma prova de seleção de acordo com as regras do edital. Também tem cursos de especialização técnica, que têm a carga horária mínima de 200 horas e a duração, em média, de 3 a 6 meses.

Os cursos de qualificação profissional são cursos que têm uma duração menor e a carga horária varia de 20h a 240h e os cursos duram entre 1 a 16 semanas, e são voltados para todas as pessoas. As inscrições são realizadas pelo site ou também de modo presencial em períodos determinados.

Em relação aos cursos de inclusão digital a Instituição tem cursos de informática básica e avançada, e que tem a carga horária de 80 horas. Os cursos deste segmento são voltados para as pessoas que têm idade igual ou acima de 14 anos e que estejam estudando, pelo menos, no 8º ano do ensino fundamental e as inscrições podem ser feitas por meio do site do CETAM ou também de forma presencial na Instituição em períodos determinados.

No sistema de inscrição on-line, o candidato entra e faz a sua inscrição até o número de vagas disponibilizadas e também existe a possibilidade de se inscrever em lista de espera, mas isso não garante a vaga.

O indicado é que o participante entre o quanto antes para conseguir a vaga. Também é fundamental que o participante fique atento ao prazo de entrega para documentação, que pode ser visto por meio do comprovante de inscrição ou também do e-mail cadastrado, mas é necessário que o candidato escolha a opção, para que o comprovante seja enviado.

Para acessar as inscrições on-line e conferir as novidades abertas é só acessar: http://inscricao.cetam.am.gov.br/inscricoes/online.

Compartilhe as dicas nas suas redes sociais e muito sucesso!

Por Babi

Deixe o seu comentário