Curso Técnico em Automação Industrial no CETAM


CETAM oferta diversos cursos, dentre eles está o de Técnico em Automação Industrial.

Você já ouviu falar do CETAM?

O CETAM é o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, que fica localizado no número 2.354 da Avenida Pedro Teixeira, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e que conta com uma história de sucesso no âmbito de oferecer educação pública de qualidade para as pessoas que estão localizadas no estado amazonense, ou seja, sua atuação é tanto na própria cidade de Manaus quanto em outros 61 municípios do estado do Amazonas.


Para entender melhor esse centro podemos descrever que ele apresenta uma estrutura organizacional bem simples, onde temos:

• Administração Superior – Presidência;

• Assistência e Assessoramento – Gabinete, Assessoria, Procuradoria Jurídica e Comissão Permanente de Concursos;



• Atividades – Meios – Diretoria Administrativo – Financeira (DAF), Gerência de Pessoal, Gerência de Logística, Gerência de Compras, Gerência de Orçamentos e Finanças e ainda temos Protocolo;

• Atividades – Fim – Diretoria Acadêmica (DAC), Secretaria Acadêmica, Planejamento Acadêmico, Coordenação de Formação Inicial e Continuada, Coordenação de Formação Técnica, Unidades Descentralizadas de Ensino e Núcleos de Educação Profissional, Diretoria de Relações Institucionais e Empresariais (DIREI), Coordenação de Projetos Especiais, Coordenação de Eventos Institucionais, Coordenação de Monitoramento e Avaliação Institucional e Coordenação de Interlocução Institucional.

Agora como é a relação do CETAM com a população? Que cursos são oferecidos? Quais são as cargas horárias totais? Qual é o seu papel na sociedade e ele ainda apresenta parcerias ou não?

Essa autarquia apresenta um vínculo com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino), no qual procura através do uso das práticas educacionais promover cidadãos altamente capacitados para atender o mercado de trabalho, ou seja, o CETAM apresenta como ofertas de ensino diversas opções interessantes, como a modalidade de qualificação profissional com cursos com uma carga horária que vai de 20 até 24 horas.

Fora isso, tem cursos com formação técnica, com uma carga horária mínima que vai de 800 horas até mesmo aqueles cursos que superam 1.000 horas e com uma duração em um período de 18 até 24 meses. Nessa parte ainda existe a Especialização Técnica ou simplesmente o Pós-Técnico que conta com opções de aulas durante 3 ou até mesmo 6 meses e uma carga mínima de 200 horas.

A terceira opção é descrita como inclusão digital com cursos de informática para aqueles com idade igual ou superior a 14 anos e com formação a partir do oitavo ano (antiga sétima série) do Ensino Fundamental. Nesse tipo de curso, a carga mínima é de, exatamente, 80 horas e o nível de informática vai do básico ao avançado.

Viu como é uma instituição importante, principalmente pelo fato de apresentar diversas parcerias com instituições federais, estaduais e municipais, fora essas mesmas parcerias com o setor empresarial e também com organizações governamentais e demais tipos de entidades.

Agora que você sabe das modalidades de cursos que o CETAM apresenta, o que acha de ter a oportunidade justamente de fazer o Curso Técnico em Automação Industrial?

Isso que você acabou de ler, pois o CETAM apresenta uma formação técnica em uma área onde as dimensões profissionais e políticas são altamente desenvolvidas e fora isso é uma profissão que amplia sua desenvoltura, tanto que suas competências e habilidades são altamente reforçadas.

O Técnico em Automação Industrial trata direto com o projeto, mais as formas de execução, além da instrumentação e demais sistemas para o Controle e Automação dentro dos Processos Industriais.

Para participar desse tipo de processo basta acessar primeiramente o endereço eletrônico http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-automacao-industrial.

Qual a duração total do curso Técnico de Automação Industrial?

Nesse local você descobre que o curso de Técnico em Automação Industrial apresenta uma carga horária total de 1.320 horas e o pertence ao Eixo Tecnológico de Processos e Controles Industriais.

Não perca mais o seu tempo e faça parte do time do CETAM e construa um futuro promissor dentro da área que se amplia substancialmente dentro do Brasil e do mundo.

Por Fernanda de Godoi

Deixe o seu comentário