Para todos que estão buscando uma oportunidade de trabalho ou mesmo uma recolocação profissional, mas não têm uma profissão definida, uma boa dica é fazer um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec).
Criado pelo governo federal em 2011, os cursos do Pronatec preparam e capacitam os alunos para enfrentar os desafios da profissão e a concorrência ao mercado de trabalho. Com o certificado do Pronatec é válido em todo o território nacional ele permite ao aluno, ter um diferencial no currículo perante aos outros estudantes.
As inscrições ainda não foram definidas, mas estão para serem divulgadas a qualquer momento pelo governo, mas é bom ir se preparando para escolher um dos cursos profissionais oferecidos.
O curso técnico de manutenção de máquinas industriais é um dos mais procurados por homens e mulheres também, pois além do salário inicial ser convidativo, dependendo do lugar em que se trabalha, o mercado de trabalho é bastante amplo para esse profissional.
As principais funções do técnico de manutenção de máquinas industriais são as manutenções corretivas e preventivas em todo o maquinário industrial, montagem e instalação de equipamentos industriais e avaliação periódica das necessidades de reparo das mesmas.
O mercado de trabalho para esse profissional, geralmente são as indústrias em geral que possuem equipamentos e maquinários pesados.
O salário inicial médio de um técnico de manutenção em máquinas industriais, dependendo de sua bagagem curricular e do porte da empresa, pode variar entre R$ 1.800,00 até R$ 3.700,00, o que faz do curso ser um dos mais procurados pelos alunos.
O curso do Pronatec é ministrado em 1.080 horas e dividido em 11 módulos com conteúdos diferentes, além da duração do curso que é de pouco mais de um ano.
Todos os cursos do Pronatec são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e o aluno quando se forma, tem um diferencial perante aos outros, pois os cursos do Pronatec são de referência nacional.
Lembrando que para se inscrever o aluno deve ter no mínimo 14 anos e estar cursando o ensino médio e não ter renda familiar maior do que um salário mínimo e meio por pessoa.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?