Curso Online e Gratuito no Instituto TIM


Curso de Autodefesa Digital é oferecido na modalidade online pelo Instituto TIM.

O Instituto TIM acabou de lançar mais um curso online e gratuito. Sob o título de “Autodefesa Digital”, a capacitação será composta de videoaulas teóricas e exercícios, desenvolvidos pelo professor Silvio Rhatto, que tem mais de 10 anos de experiência na área tecnológica.

Como o curso está dividido:

No curso serão tratados assuntos básicos ligados à navegação segura na internet, segurança da informação, proteção para smartphones, entre outros. Segundo informações divulgadas pelo instituto, serão no total 13 aulas, distribuídas por temáticas sequenciais, que tornarão o curso bastante completo, sendo o seu nível de dificuldade intermediário.


Elas terão estas disciplinas:

· Segurança: segurança geral, conceitos avançados, limites da segurança e checklist da segurança (aulas 1, 2, 3 e 4).

· Comunicação: comunicação digital (aula 5).

· Proteção geral: criptografia básica, autenticação de senhas e backups criptografados (aulas 6, 7 e 12).



· Proteção específica: computadores e telefones celulares/smartphones (aulas 8 e 9).

· Navegação: internet, web e mensageria (aulas 10 e 11).

· Encerramento geral (aula 13).

Como participar do curso “Autodefesa Digital”:

O curso é indicado tanto para iniciantes quanto para experts na área, e está disponível na plataforma TIM Tec. Assim, pode ser acessado por qualquer pessoa e em qualquer momento, diretamente neste link: http://cursos.timtec.com.br/course/autodefesa/intro.

Para participar, basta clicar em “Ir para o curso” e começar a assistir a primeira aula.

Plataforma oferece diversas facilidades e interatividades:

Na plataforma, também é possível trocar ou discutir informações sobre temas da aula e semelhantes com outros participantes através de um fórum, desenvolvido especificamente para esse objetivo.

Por ter sido criado em sistema 100% digital, o curso proporciona aos alunos a facilidade de acessar as aulas que mais lhe interessam, podendo até mesmo pular algum conteúdo que já conheçam. No entanto, pessoas que não dominam segurança digital ou tenham entendimento básico sobre o tema deverão assisti-las desde o início.

O que é o Instituto TIM:

O Instituto TIM foi fundado em 2013, e foi criado visando ampliar e redemocratizar o conhecimento em ciência, tecnologia e inovação. Em sua plataforma, a TIM Tec., há 25 cursos livres gratuitos, com temas diversos e para variados públicos. Pode ser usada por escolas, universidades e outros coletivos que desejam disseminar educação de maneira digital e autônoma.

Por Camilla Silva

Deixe o seu comentário