O Curso de Desenho Arquitetônico é um dos mais valorizados pelo mercado. Confira onde fazer e do que se trata.
Para quem gosta de Desenho Técnico e quer seguir na área da Arquitetura e Construção Civil, uma dica interessante para estudo é se especializar em Desenho Arquitetônico fazendo um Curso na área.
O que é e para que serve?
O Desenho Arquitetônico é nada mais que uma especialização do Desenho Técnico voltado à área da Arquitetura e Construção Civil, ele além de ser uma representação gráfica detalhada e estruturada de um projeto com suas vistas, fachadas, cortes e plantas baixas, pode ser entendido como a linguagem principal e necessária entre todas as partes envolvidas, no caso os projetistas e os seus receptores (as pessoas que visualizam o projeto).
Dominar o Desenho Arquitetônico é sempre um diferencial em um campo proeminente e amplo da construção civil, cuja qualificação é sempre bem-vinda na busca de vagas oferecidas por parte dos empregadores.
Além de todo conhecimento envolvido e administrado, o profissional pode se especializar nesta carreira suprindo deficiências profissionais e técnicas em empresas ou escritórios de arquitetura facilitando inclusive a integração entre todas as partes envolvidas no projeto até o cliente final.
A importância deste curso é servir como um diferencial para o aluno entender, se situar e aprender de maneira teórica e prática os fundamentos das representações gráficas nas construções em geral, definindo desde já suas aptidões para prosseguimento em uma das áreas que mais emprega pessoas no país.
Mercado de Trabalho e Atuação
O setor de construção civil apresentou queda em participação e números em 2016 com relação ao PIB, porém os especialistas do setor já apontam uma retomada a partir deste ano, com expansões para os próximos, vale ressaltar que tradicionalmente o segundo semestre é melhor que o primeiro em diversos setores, e a Construção Civil não foge desta regra.
Importância e abrangência do Desenho Arquitetônico
Qualquer projeto arquitetônico respeita três fases principais e distintas: a apresentação, a concepção e a documentação. O Desenho Arquitetônico parametriza e normatiza esta última fase do projeto, o profissional além de poder atuar diretamente com engenheiros e arquitetos em sua equipe, terá conhecimentos específicos seguindo as normas ABNT já vigentes sobre a elaboração de suas plantas, algumas instituições também oferecem noções teóricas e práticas de conceitos de projetos em Hidráulica, Elétrica e Iluminação para melhor embasamento das informações dos desenhos.
O conteúdo do curso abrange em sua maioria noções básicas de:
– Normatização,
– História,
– Materiais,
– Instrumentos e Fundamentos.
Há também conceitos muito utilizados em Construção Civil como:
– Planta Baixa e Cotas.
A carga horária varia de 14 a 160 horas em alguns casos, os requisitos básicos é ter uma idade mínima de 14 ou 16 anos com ensino médio completo ou incompleto dependendo da instituição que o aluno se matricular, além de ser oferecido por diversas instituições de ensino no país (Senai e Senac são apenas dois exemplos do ampla variedade que o aluno pode encontrar), também pode ser cursado através da modalidade EAD (a distância), cuja vantagem principal é o aluno poder estudar aonde e como desejar.
Vale a pena uma pesquisa detalhada na Web, algumas instituições oferecem inclusive de forma gratuita aonde o aluno além de obter noções e fundamentos das diversas etapas do desenho pode ter um panorama geral das práticas atuais vigentes no mercado em que pretende atuar, obtendo uma especialização a mais em seu currículo.
Para saber mais:
Site Senac com amplas informações de cursos e seus tipos de ensino em todo Brasil:
– www.ead.senac.br
Site Senai com informações valiosas sobre seus cursos:
– www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-distancia/cursos-gratuitos
Boa sorte e Bons Estudos!
Por Carlos B.