Curso Online de Desenho Arquitetônico

O Curso de Desenho Arquitetônico é um dos mais valorizados pelo mercado. Confira onde fazer e do que se trata.

Para quem gosta de Desenho Técnico e quer seguir na área da Arquitetura e Construção Civil, uma dica interessante para estudo é se especializar em Desenho Arquitetônico fazendo um Curso na área.

O que é e para que serve?

O Desenho Arquitetônico é nada mais que uma especialização do Desenho Técnico voltado à área da Arquitetura e Construção Civil, ele além de ser uma representação gráfica detalhada e estruturada de um projeto com suas vistas, fachadas, cortes e plantas baixas, pode ser entendido como a linguagem principal e necessária entre todas as partes envolvidas, no caso os projetistas e os seus receptores (as pessoas que visualizam o projeto).

Dominar o Desenho Arquitetônico é sempre um diferencial em um campo proeminente e amplo da construção civil, cuja qualificação é sempre bem-vinda na busca de vagas oferecidas por parte dos empregadores.

Além de todo conhecimento envolvido e administrado, o profissional pode se especializar nesta carreira suprindo deficiências profissionais e técnicas em empresas ou escritórios de arquitetura facilitando inclusive a integração entre todas as partes envolvidas no projeto até o cliente final.

A importância deste curso é servir como um diferencial para o aluno entender, se situar e aprender de maneira teórica e prática os fundamentos das representações gráficas nas construções em geral, definindo desde já suas aptidões para prosseguimento em uma das áreas que mais emprega pessoas no país.

Mercado de Trabalho e Atuação

O setor de construção civil apresentou queda em participação e números em 2016 com relação ao PIB, porém os especialistas do setor já apontam uma retomada a partir deste ano, com expansões para os próximos, vale ressaltar que tradicionalmente o segundo semestre é melhor que o primeiro em diversos setores, e a Construção Civil não foge desta regra.

Importância e abrangência do Desenho Arquitetônico

Qualquer projeto arquitetônico respeita três fases principais e distintas: a apresentação, a concepção e a documentação. O Desenho Arquitetônico parametriza e normatiza esta última fase do projeto, o profissional além de poder atuar diretamente com engenheiros e arquitetos em sua equipe, terá conhecimentos específicos seguindo as normas ABNT já vigentes sobre a elaboração de suas plantas, algumas instituições também oferecem noções teóricas e práticas de conceitos de projetos em Hidráulica, Elétrica e Iluminação para melhor embasamento das informações dos desenhos.

O conteúdo do curso abrange em sua maioria noções básicas de:

– Normatização,

– História,

– Materiais,

– Instrumentos e Fundamentos.

Há também conceitos muito utilizados em Construção Civil como:

– Planta Baixa e Cotas.

A carga horária varia de 14 a 160 horas em alguns casos, os requisitos básicos é ter uma idade mínima de 14 ou 16 anos com ensino médio completo ou incompleto dependendo da instituição que o aluno se matricular, além de ser oferecido por diversas instituições de ensino no país (Senai e Senac são apenas dois exemplos do ampla variedade que o aluno pode encontrar), também pode ser cursado através da modalidade EAD (a distância), cuja vantagem principal é o aluno poder estudar aonde e como desejar.

Vale a pena uma pesquisa detalhada na Web, algumas instituições oferecem inclusive de forma gratuita aonde o aluno além de obter noções e fundamentos das diversas etapas do desenho pode ter um panorama geral das práticas atuais vigentes no mercado em que pretende atuar, obtendo uma especialização a mais em seu currículo.

Para saber mais:

Site Senac com amplas informações de cursos e seus tipos de ensino em todo Brasil:

www.ead.senac.br

Site Senai com informações valiosas sobre seus cursos:

www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-distancia/cursos-gratuitos

Boa sorte e Bons Estudos!

Por Carlos B.

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais