Curso Gratuito de Programação da USP 2021

Categorias: 2021 - Curso gratuito - Cursos gratuitos - TI - USP

USB abre inscrições para o seu Curso Gratuito de Programação. Curso é direcionado a alunos do Ensino Médio.



A USP abriu as inscrições para um curso de programador direcionado a alunos do Ensino Médio. O curso é totalmente gratuito.

Confira essa chance que a Universidade de São Paulo está dando a jovens que gostam da área da computação! Esta é uma grande dica para os jovens que cursam o Ensino Médio e gostariam de aprender algo que pode acrescentar pontos em seu currículo no futuro. E o melhor da novidade é que o curso, além de gratuito, ainda pode ser feito a distância – modelo que facilita para os que ainda estão estudando e não dispõe de muito tempo.

A USP já está recebendo inscrições de alunos do Ensino Médio que queiram fazer um curso de programação que o ICMC (Instituto de Ciências Matemática e de Computação) vai oferecer ainda este ano. Os estudantes têm até o dia 10 (domingo) para se inscreverem. Não é exigido que o candidato tenha algum conhecimento anterior sobre lógica ou programação. A quantidade de vagas ainda não está definida, isso porque não há por enquanto uma certeza sobre o número de voluntários que poderão atender os estudantes.

O curso, que será online, é parte de um projeto que recebe o nome ‘Codifique’. O objetivo do projeto ‘Codifique’, da USP, é ensinar aos jovens lógica e resolução de problemas, conceitos de lógica básica de programação através da linguagem JavaScript. Para que os alunos possam acompanhar as aulas, os organizadores orientam esses a criar uma conta na Discord, que é uma plataforma usada para comunicação.



Quem pode e como se inscrever

Os jovens, para se candidatar as vagas, devem estar cursando qualquer ano do Ensino Médio. Ter um computador a sua disposição para assistir as aulas, e criar uma conta na plataforma Discord também é importante.

Algumas regras que precisam ser seguidas por todos os estudantes do curso: assistir as aulas que acontecem semanalmente, realizar a entrega das tarefas, fazer a entrega do projeto final e participar das monitorias.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A confirmação da matrícula vai acontecer através de e-mail que os organizadores enviarão aos candidatos. Anote o endereço para o preenchimento do formulário da inscrição: icmc.usp.br/e/cd4b9

Como acontecem as aulas

As aulas serão ministradas ao vivo através do YouTube. O horário da aula, que será todas as quartas-feiras, é das 14h às 15h:30. Os alunos podem consultar o conteúdo sempre quando sentirem necessidade, pois este ficará na plataforma.

As monitorias, igualmente acontecem uma vez por semana. Com duração de uma hora, os alunos têm a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas. E podem contar durante esse tempo, com o auxílio dos monitores para realizar as tarefas nas quais tenha alguma dificuldade.

O início do curso está previsto para o dia 13 de outubro e o encerramento no dia 08 de dezembro de 2021.

A USP está inscrevendo monitores para o projeto Codifique

Para definir quantos inscritos conseguirão fazer o curso de programação da USP, será preciso esperar, pois essa informação depende da quantidade de monitores que farão parte da atual edição. E os estudantes da USP que tenham vontade de participar do projeto ‘Codifique’ como monitores podem fazer sua inscrição também. Eles não precisam conhecer previamente a linguagem de programação usada no curso, basta que tenham conhecimento sobre a lógica de programação. Aos monitores cabe a tarefa de ministrar aulas e esclarecer as dúvidas apresentadas pelos alunos. Durante esta edição, não cabe a eles a correção das tarefas. Podem colaborar como moderadores no chat ou auxiliar na preparação das aulas ministradas através de live no YouTube.

A inscrição dos monitores, do mesmo modo que a dos alunos, é feita online no endereço: http//icmc.usp.br/e/cc3d5. Um certificado é garantido a todos que participarem do curso, seja na condição de aluno ou mesmo como monitor.

Mudança no formato

Essa é a segunda edição do curso no modelo a distância. Anteriormente, era ministrado de forma presencial, o que aconteceu até o ano de 2019. A partir dessa data precisou se adaptar, de forma emergencial, ao ensino online para ter continuidade.

Henri Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....