Curso Gratuito de Libras 2019 – Piracicaba (SP)



Mesmo com leis que amparam a inclusão social dos surdos, a comunidade surda do Brasil ainda enfrenta muitos desafios. Após anos de lutas e várias conquistas, por incrível que pareça, a questão da língua ainda é considerada um problema.

Infelizmente, a maioria dos profissionais que prestam serviços à população ainda não dominam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e isso impossibilita o acesso dos surdos a setores de grande importância.



Para lidar com a questão, diversas entidades se empenham na capacitação de pessoas que desejam aprender a se comunicar em Libras, seja para atender necessidades pessoais ou para fins profissionais.

É o caso da Secretaria Municipal de Trabalho Renda (Semtre). A instituição está ofertando 50 vagas no curso de LIBRAS em Piracicaba (SP). Se você quer se qualificar através do aprendizado da Língua de Sinais, acompanhe agora as principais informações acerca do Curso que será ofertado.



Libras e o mercado

Conforme ressaltado anteriormente, o mercado de trabalho, setores de bens e serviços e a própria comunidade surda sofrem com a falta de profissionais proficientes em Libras. Por esse motivo, quem opta pela qualificação na área agrega um diferencial ao currículo e desponta em vantagem, em relação aos demais candidatos.

O salário de um profissional que domina a língua de sinais também é diferenciado. Além disso, o profissional estará capacitado para atender às diversidades e promover a inclusão social. Essa experiência é, sem dúvidas, muito gratificante.

Curso de Libras Semtre- Requisitos e inscrição

Para concorrer à vaga no curso de Libras oferecido pela Semtre, os candidatos precisam ter a partir de dezesseis anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. Do total de 50 vagas, 40 serão para a turma de nível básico e 10 para a de nível intermediário.

As inscrições serão recebidas nos dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro de 2019. Os interessados devem se dirigir à sede do Semtre, das 8h às 16h. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos.

Segundo o Semtre, os desempregados terão prioridade no curso de Libras e 10% das vagas serão reservadas a portadores de necessidades especiais. O curso é fruto da parceria entre o Semtre e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Início das aulas

As aulas do módulo básico do curso de Libras terão início no dia 13 de fevereiro de 2019 e serão ministradas às quartas-feiras, das 18:30h às 20:30h. As aulas do nível intermediário começarão no dia 18 de fevereiro e serão ministradas de segunda a quarta-feira, das 1h às 17h. O curso é completamente gratuito e não haverá fornecimento de vale-transporte aos alunos.

Documentos necessários

Os interessados em realizar o curso de Libras no IFSP devem se dirigir à sede do Semtre, portando uma cópia e o original dos seguintes documentos: CPF e RG, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Os interessados no curso de Libras II intermediário devem apresentar também o certificado de conclusão do nível básico do curso de Libras.

Libras e comunidade surda

Estudos na área da Linguística comprovaram que a Língua Brasileira de Sinais é um sistema completo, que atente à todas as necessidades comunicativas da comunidade surda. Com o surgimento da era tecnológica e de áreas de estudos específicos, alguns termos precisam ser criados em Libras, mas, quando se trata de estrutura, a Libras se assimila muito ao sistema da fala.

Há muitos pontos positivos a serem destacados a respeito dos surdos e da comunidade a que fazem parte. Primeiramente, é importante saber que os surdos têm sua própria identidade e que são muito visuais. Logo, a dedicação ao trabalho com surdos é uma experiência inigualável.

Kátia Elaini Pereira da Silva

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Curso Gratuito de Libras 2019 – Piracicaba (SP)

  1. Gabriela oliveira

    quando vai ter novamente inscriçoes ?