Curso de Enfermagem – Os Melhores Cursos do Brasil

Verifique os cursos de enfermagem que obtiveram os melhores resultados do Ministério da Educação.

Bem mais de 700 cursos de Enfermagem foram analisados em todo o Brasil em 2013. A avaliação é realizada anualmente e cada ano é escolhida certas áreas do conhecimento para realizar a avaliação. O curso de Enfermagem é examinado a cada 3 anos, onde é considerado o aproveitamento dos alunos nos cursos superiores, iniciantes e concluintes, em associação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão inseridos.

O Mistério da Educação (MEC) autorizou a liberação em Dezembro de 2014, em diário oficial, da listagem com a análise de todas as Universidades e Faculdades do Brasil que atuaram do ENADE em 2013, que incluiu vários cursos na área de saúde, dentre eles o de enfermagem. A última avaliação para a área da saúde foi em 2016, esta lista ainda não foi liberado pelo MEC.

Para uma graduação ser classificada como excelente para o Ministério da Educação, é necessários que o curso possua índices 4 ou 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Em classificação que vai de 1 a 5, o CPC é um indicativo de qualidade que considera o atuação dos formandos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a qualificação do corpo docente e também a infraestrutura da instituição de ensino, além de outros elementos.

Cursos de Graduação que não conseguiram nível 3 no CPC, são considerados insatisfatórios e ficam na mira do MEC, que pode requerer meios para sanar os déficits.

A Universidade Estadual do Centro Oeste, Universidade Paulista e Universidade Federal de Goiás estão entre as melhores Universidades de Enfermagem do país. Conseguiram chegar muito perto da pontuação máxima determinada pelo MEC.

Segue a listagem com as Melhores Faculdades e Universidades do país em escala decrescente de qualidade:

Nº – Nome da IES – Município – CPC Contínuo – CPC Faixa

1 – Universidade Estadual do Centro Oeste – Guarapuava – 4,6782 – 5;

2 – Universidade Paulista – Araçatuba – 4,3164 – 5 ;

3 – Universidade federal de Goiás – Goiânia – 4,2779 – 5;

4 – Universidade Paulista – São José dos Campos – 4,2485 – 5;

5 – Universidade Paulista – Ribeirão Preto – 4,2435 – 5;

6 – Universidade Paulista – Assis – 4,1285 – 5;

7 – Universidade Federal de Alfenas – Alfenas – 4,0955 – 5;

8 – Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro – 4,0632 – 5;

9 – Universidade Estadual de Londrina – 4,0061 – 5 ;

10 – Universidade Paulista – Campinas – 3,9794 – 5.

Maiores informações acesse: http://portal.inep.gov.br/.

Lucineia Fatima Campos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies