Solucionar problemas atribuídos ao cargo, gerir colaboradores de todos os tipos e personalidades, atender a clientes que possuem uma diversidade de preferências, são só algumas das atribuições necessárias para manter a empresa em posição de autoridade no mercado. Ocupar cargos de impacto exigem, portanto, que o profissional mantenha-se preparado e atualizado sempre. É o que o Advance Management Program (AMP) da FAE propõe.
Um aprendizado com aplicações de ações eficientes, intercâmbio de ideias e o contato com pessoas influentes, são critérios essenciais para o desenvolvimento e crescimento profissional e empresarial.
É um programa de qualificação, direcionado a executivos seniores. O objetivo principal é habilitar profissionais ampliando o campo de visão para uma melhoria do desempenho em setores amplos, empreendimentos e fronteiras comerciais.
A aprendizagem se dá por meio da imersão, ou seja, pessoas interessadas em participar do programa aprenderão a resolver problemas reais e aplicar estratégias de maneira prática e objetiva, supervisionadas por executivos de peso no universo do marketing empresarial.
Todos os métodos resultarão em mudanças no modo que o gestor e sua empresa fazem negócios, bem como na reformulação gerencial e no ganho da confiança necessária para assumir o comando de empreendimentos de alto nível.
O público é muito restrito. Espera-se que somente pessoas que estejam de fato engajadas em funções administrativas, se matriculem. Por esse motivo, os organizadores exigem que essas pessoas preencham um cadastro prévio, contendo informações pessoais e profissionais como nome, telefone, empresa e cargo ocupado dentro dela, por exemplo, para obter mais informações sobre o curso. O curso é pensado, basicamente, para executivos, gestores e pessoas que estejam interessadas em ocupar esses cargos futuramente.
O cadastro pode ser feito através do link: http://fae.edu/cursos/interesse/66887713/amp+advanced+management+program.htm.
O curso é uma parceria entre a FAE e Esade. A primeira é uma conceituada escola de business com polos em São Paulo e Paraná. A segunda é uma instituição de ensino internacionalmente conhecida por sua autoridade no quesito de formação executiva.
Como forma de otimizar o intercâmbio de ideias, o curso será ministrado em dois idiomas: Português e espanhol.
Outra boa notícia: o diploma é reconhecido em toda a Europa e o último módulo do curso será apresentado em Barcelona.
Abaixo listamos a ementa completa do curso de AMP da FAE em parceria com a ESADE.
· Papéis e tarefas da direção-geral
· Diferentes estilos, modelos e sistemas de liderança.
· Compreensão da natureza da estratégia empresarial.
· Tomada de decisões de caráter estratégico.
· Análise, formulação e implantação de estratégias.
· Integração (cultural e geograficamente global) de diferentes áreas funcionais.
· Instrumentos para a realização da análise dos estados financeiros da empresa (do ponto de vista estático ao dinâmico).
· Análise de situação patrimonial, conta de resultados e parâmetros-chave que a afetam.
· Análise da relação entre o rendimento econômico e a rentabilidade financeira.
· Confecção dos estados de previsão em longo prazo (balanços e contas de exploração) como elementos de validação das consequências econômico-financeiras do plano estratégico.
· Estudo de conceitos e orientações gerais de marketing.
· Compreensão do papel do processo de marketing como gerador de valor.
· Análise da relação do marketing com a estratégia geral da empresa.
· Estudo de pesquisa e análise de conduta do consumidor.
· Estudo da competência e do mercado.
· Identificação de oportunidades de negócios.
· Estudo das decisões e variáveis de gestão da direção de marketing.
· Analisar o processo de liderança transformacional dentro de um cenário complexo e competitivo das organizações.
· Estudar as questões relacionadas a requisitos, necessidades e condições do exercício da liderança transformacional que contribuem com os resultados esperados.
· Considerar o desempenho do líder como intérprete e executor das melhores práticas de gestão, proporcionando um sentido de ação e transformação aos indivíduos e às equipes e facilitando o alcance dos indicadores de alto desempenho.
· Discussão dos principais critérios de seleção de investimentos (VAN, TIR e PAYBACK).
· Problemática dos diferentes sistemas para a valorização das empresas para os casos de fusões e aquisições (discounted cashfl ow, múltiplos de EBITDA e outros).
· Aspectos de finanças internacionais dos quais é impossível subtrair (em particular) as flutuações dos tipos de câmbios e de juros.
· Apoio de números e função do controller na criação de relatórios que facilitem a tomada de decisões.
· Aporte das finanças corporativas no papel de controle para a direção-geral e a elaboração de quadros de comando.
· Entender os processos componentes e as áreas de decisão da Gestão de Operações, tais como:
· Desenvolvimento de produtos e serviços, projeto de sistemas de produção, gestão da capacidade de produção, sistemas de puxar e empurrar a produção, gestão da cadeia de suprimentos, gestão da qualidade.
· Posicionar a Gestão de Operações como forma de obter vantagem competitiva.
· Mecanismos para desenvolver e melhorar as competências de gestão dos executivos participantes.
· Competências que influenciam na eficiência dos indivíduos e das equipes.
· Aumento da eficácia do conjunto da organização por meio das pessoas.
· Gestão dos estados de ânimo e da distância entre a realidade e o objetivo.
· Definição dos problemas e das oportunidades para a conquista do comprometimento da equipe.
· Aperfeiçoamento da comunicação com desenho de novas conversações.
· Relação entre qualidade das decisões e estilos de liderança.
· Estudo do processo de gestão das emoções da equipe e das ferramentas para obter o seu comprometimento.
· Conceituação de criatividade e de inovação.
· Mecanismos de identificação de paradigmas.
· Modelos para gerir a incerteza e gerar opções antes da tomada de decisões.
· Definição de problemas e oportunidades.
· Formas de não afetar a percepção de interesses, paradigmas e estados de ânimo, na procura de alternativas originais.
· Implementação da estratégia gerando mudanças que afetam não somente processos, mas, principalmente, atitudes, capacidades e comportamentos, por meio de um jogo de simulação, com exercício da tomada de decisões na gestão de uma empresa, num entorno global.
Por Kátia Pereira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?