O AMP é um programa de qualificação, direcionado a executivos seniores. O objetivo é habilitar profissionais ampliando o campo de visão para uma melhoria do desempenho em setores amplos, empreendimentos e fronteiras comerciais.
Solucionar problemas atribuídos ao cargo, gerir colaboradores de todos os tipos e personalidades, atender a clientes que possuem uma diversidade de preferências, são só algumas das atribuições necessárias para manter a empresa em posição de autoridade no mercado. Ocupar cargos de impacto exigem, portanto, que o profissional mantenha-se preparado e atualizado sempre. É o que o Advance Management Program (AMP) da FAE propõe.
Um aprendizado com aplicações de ações eficientes, intercâmbio de ideias e o contato com pessoas influentes, são critérios essenciais para o desenvolvimento e crescimento profissional e empresarial.
O que é Advance Manangement Program (AMP)
É um programa de qualificação, direcionado a executivos seniores. O objetivo principal é habilitar profissionais ampliando o campo de visão para uma melhoria do desempenho em setores amplos, empreendimentos e fronteiras comerciais.
A aprendizagem se dá por meio da imersão, ou seja, pessoas interessadas em participar do programa aprenderão a resolver problemas reais e aplicar estratégias de maneira prática e objetiva, supervisionadas por executivos de peso no universo do marketing empresarial.
Todos os métodos resultarão em mudanças no modo que o gestor e sua empresa fazem negócios, bem como na reformulação gerencial e no ganho da confiança necessária para assumir o comando de empreendimentos de alto nível.
Público alvo
O público é muito restrito. Espera-se que somente pessoas que estejam de fato engajadas em funções administrativas, se matriculem. Por esse motivo, os organizadores exigem que essas pessoas preencham um cadastro prévio, contendo informações pessoais e profissionais como nome, telefone, empresa e cargo ocupado dentro dela, por exemplo, para obter mais informações sobre o curso. O curso é pensado, basicamente, para executivos, gestores e pessoas que estejam interessadas em ocupar esses cargos futuramente.
O cadastro pode ser feito através do link: http://fae.edu/cursos/interesse/66887713/amp+advanced+management+program.htm.
Aulas em dois idiomas
O curso é uma parceria entre a FAE e Esade. A primeira é uma conceituada escola de business com polos em São Paulo e Paraná. A segunda é uma instituição de ensino internacionalmente conhecida por sua autoridade no quesito de formação executiva.
Como forma de otimizar o intercâmbio de ideias, o curso será ministrado em dois idiomas: Português e espanhol.
Certificação
Outra boa notícia: o diploma é reconhecido em toda a Europa e o último módulo do curso será apresentado em Barcelona.
Detalhes do curso
Abaixo listamos a ementa completa do curso de AMP da FAE em parceria com a ESADE.
Fase 1 – Direção-geral e estratégia de negócio
Estratégia competitiva e entorno
· Papéis e tarefas da direção-geral
· Diferentes estilos, modelos e sistemas de liderança.
· Compreensão da natureza da estratégia empresarial.
· Tomada de decisões de caráter estratégico.
· Análise, formulação e implantação de estratégias.
· Integração (cultural e geograficamente global) de diferentes áreas funcionais.
Análise e planificação financeira
· Instrumentos para a realização da análise dos estados financeiros da empresa (do ponto de vista estático ao dinâmico).
· Análise de situação patrimonial, conta de resultados e parâmetros-chave que a afetam.
· Análise da relação entre o rendimento econômico e a rentabilidade financeira.
· Confecção dos estados de previsão em longo prazo (balanços e contas de exploração) como elementos de validação das consequências econômico-financeiras do plano estratégico.
Liderança em marketing
· Estudo de conceitos e orientações gerais de marketing.
· Compreensão do papel do processo de marketing como gerador de valor.
· Análise da relação do marketing com a estratégia geral da empresa.
· Estudo de pesquisa e análise de conduta do consumidor.
· Estudo da competência e do mercado.
· Identificação de oportunidades de negócios.
· Estudo das decisões e variáveis de gestão da direção de marketing.
Liderança Transformacional
· Analisar o processo de liderança transformacional dentro de um cenário complexo e competitivo das organizações.
· Estudar as questões relacionadas a requisitos, necessidades e condições do exercício da liderança transformacional que contribuem com os resultados esperados.
· Considerar o desempenho do líder como intérprete e executor das melhores práticas de gestão, proporcionando um sentido de ação e transformação aos indivíduos e às equipes e facilitando o alcance dos indicadores de alto desempenho.
Fase 2 – Os recursos corporativos
Finanças corporativas
· Discussão dos principais critérios de seleção de investimentos (VAN, TIR e PAYBACK).
· Problemática dos diferentes sistemas para a valorização das empresas para os casos de fusões e aquisições (discounted cashfl ow, múltiplos de EBITDA e outros).
· Aspectos de finanças internacionais dos quais é impossível subtrair (em particular) as flutuações dos tipos de câmbios e de juros.
· Apoio de números e função do controller na criação de relatórios que facilitem a tomada de decisões.
· Aporte das finanças corporativas no papel de controle para a direção-geral e a elaboração de quadros de comando.
Gestão Estratégica de Operações
· Entender os processos componentes e as áreas de decisão da Gestão de Operações, tais como:
· Desenvolvimento de produtos e serviços, projeto de sistemas de produção, gestão da capacidade de produção, sistemas de puxar e empurrar a produção, gestão da cadeia de suprimentos, gestão da qualidade.
· Posicionar a Gestão de Operações como forma de obter vantagem competitiva.
Direção estratégica de pessoas
· Mecanismos para desenvolver e melhorar as competências de gestão dos executivos participantes.
· Competências que influenciam na eficiência dos indivíduos e das equipes.
· Aumento da eficácia do conjunto da organização por meio das pessoas.
Fase 3: Liderando a empresa
· Gestão dos estados de ânimo e da distância entre a realidade e o objetivo.
· Definição dos problemas e das oportunidades para a conquista do comprometimento da equipe.
· Aperfeiçoamento da comunicação com desenho de novas conversações.
· Relação entre qualidade das decisões e estilos de liderança.
· Estudo do processo de gestão das emoções da equipe e das ferramentas para obter o seu comprometimento.
Inovação e Criatividade
· Conceituação de criatividade e de inovação.
· Mecanismos de identificação de paradigmas.
· Modelos para gerir a incerteza e gerar opções antes da tomada de decisões.
· Definição de problemas e oportunidades.
· Formas de não afetar a percepção de interesses, paradigmas e estados de ânimo, na procura de alternativas originais.
Simulação de Gestão
· Implementação da estratégia gerando mudanças que afetam não somente processos, mas, principalmente, atitudes, capacidades e comportamentos, por meio de um jogo de simulação, com exercício da tomada de decisões na gestão de uma empresa, num entorno global.
Por Kátia Pereira