Curso BIM – metodologia – onde fazer

Categorias: BIM - Construção Civil - Cursos - IBEC - SENAI - Uninter

Veja as instituições que oferecem curso da metodologia BIM para construção civil

O segundo semestre de 2020 está iniciando com cursos em diversas áreas profissionais. O Senai e outras entidades estão abrindo inscrições para curso em metodologia BIM.



BIM, ou Building Information Modeling, consiste na Modelagem e Modelação de Informação em Construção ou em Modelo da Informação de Construção, formando um conjunto de dados e padrões gerados e mantidos ao longo de todo o ciclo de vida de um determinado edifício. Abaixo, seguem algumas instituições que estão promovendo cursos nesse setor:

A – O SENAI de São Paulo está abrindo o curso: Desvendando o BIM.

Formação na área de Construção Civil. Serão 20 horas de aulas. O programa terá duração de 21 dias, contados a partir da data de finalização do cadastro.

As aulas serão ministradas na sede Centro SENAI das Tecnologias Educacionais. Endereço: Avenida Paulista, nº 1313 (Cerqueira César) Estado de São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3312-2450; ou via e-mail: eadmatricula@sp.senai.br. O curso é gratuito.



Grade: programa para Aperfeiçoamento Profissional: Desvendando o BIM. A meta é a apresentação da metodologia BIM, a importância, influência, os requisitos e os benefícios proporcionados para o segmento de construção civil.

Sequência: definição do conceito BIM; história da disciplina; aplicações BIM; processo de modelagem parametrizada; determinação do ciclo de vida de uma Construção; os Softwares e as tendências para futuro na área de BIM.

Link para acesso ao curso: https://online.sp.senai.br/curso/90407/483/desvendando-o-bim.

B – Curso de BIM promovido pela IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos).

Formar especialistas em BIM. O profissional nessa área atua sob a responsabilidade de implementação de metodologia BIM, garantir com rigor que seus padrões estão sendo devidamente aplicados em projetos e obras, de modo a assegurar e analisar os processos, os custos, os cronogramas, abrangendo a gestão integral ao longo do desenvolvimento de um projeto e da construção, com base nessa metodologia.

Grade: Pós-Graduação Lato Sensu em BIM. Programa de Pós-Graduação no setor de Metodologia BIM, para formação de profissionais dentro dos seguintes objetivos:

– Promover capacitação de acadêmicos para gerenciamento de projetos em empresas;

– Capacitação do aluno para a eficiente e precisa utilização da Metodologia BIM;

– Promover conhecimentos e meios de utilização desta metodologia por meio de ferramentas digitais, de modo a capacitar o futuro profissional de modo a poder analisar os projetos em ampla escala, de forma digital;

– Garantir capacitação de análise mais eficiente sobre os processos, os custos e sobre o cronograma físico de obras;

– Formação da capacidade de subsidiar empreendedores na apresentação dos projetos para os órgãos de fomento;

– Incentivar a utilização da Metodologia BIM entre todos os profissionais no país, o máximo possível;

– Promover formação para implantação da Metodologia BIM em quaisquer projetos ou obras de construção e de infraestrutura.

Link para acessar o curso: https://materiais.ibecensino.org.br/pos-em-metodologia-bim?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=palavras_chave&utm_term=pos_bim_presencial&gclid=CjwKCAjwjqT5BRAPEiwAJlBuBZekfKLuaW9l4PrJuoIB0fkgugmvsgSVS57TMS1lUhXjv1FulezYmRoCJ90QAvD_BwE.

C – O Centro Universitário Internacional, ou UNINTER. Instituição de ensino superior pertencente ao Grupo Uninter. Sede central em Curitiba. Promove formação em BIM.

Curso de Especialista na área de Projetos BIM – Building Information Modeling. Trata-se de programa profissionalizante, de nível superior, no setor de BIM. Curso em modalidade EAD, com duração de nove meses.

A grade deste curso vai abranger o seguinte: inicia com a concepção da metodologia pedagógica estruturada em todos os níveis de desenvolvimento desta disciplina, conforme segue abaixo:

– A BIM Plataforma em 3D, dentro do modelo digital de três dimensões;

– A BIM Plataforma em 4D, dentro do gerenciamento de cronogramas;

– A BIM Plataforma em 5D, dentro do orçamento e do controle dos custos;

– A BIM Plataforma em 6D e 7D, dentro da sustentabilidade e do ciclo de vida;

– A interoperabilidade, a compatibilização e os demais ambientes colaborativos.

Link para acesso do curso: https://www.uninter.com/pos-graduacao-ead/especialista-em-projetos-bim-building-information modeling/?gclid=CjwKCAjwjqT5BRAPEiwAJlBuBc0lZg60FfX_-4wQ717vDpzzTdk23oOeKhmYLtjZe9_UAuAVxo_f0RoCgUoQAvD_BwE.

Cada um dos sites acima contém os links de inscrição e atualizações.



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment



  1. Pessoal, o curso do SENAI-SP não é presencial. Trata-se de curso autoinstrucional 100% online, gratuito e com certificado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *