Curso BIM – metodologia – onde fazer

Veja as instituições que oferecem curso da metodologia BIM para construção civil

O segundo semestre de 2020 está iniciando com cursos em diversas áreas profissionais. O Senai e outras entidades estão abrindo inscrições para curso em metodologia BIM.

BIM, ou Building Information Modeling, consiste na Modelagem e Modelação de Informação em Construção ou em Modelo da Informação de Construção, formando um conjunto de dados e padrões gerados e mantidos ao longo de todo o ciclo de vida de um determinado edifício. Abaixo, seguem algumas instituições que estão promovendo cursos nesse setor:

A – O SENAI de São Paulo está abrindo o curso: Desvendando o BIM.

Formação na área de Construção Civil. Serão 20 horas de aulas. O programa terá duração de 21 dias, contados a partir da data de finalização do cadastro.

As aulas serão ministradas na sede Centro SENAI das Tecnologias Educacionais. Endereço: Avenida Paulista, nº 1313 (Cerqueira César) Estado de São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3312-2450; ou via e-mail: eadmatricula@sp.senai.br. O curso é gratuito.

Grade: programa para Aperfeiçoamento Profissional: Desvendando o BIM. A meta é a apresentação da metodologia BIM, a importância, influência, os requisitos e os benefícios proporcionados para o segmento de construção civil.

Sequência: definição do conceito BIM; história da disciplina; aplicações BIM; processo de modelagem parametrizada; determinação do ciclo de vida de uma Construção; os Softwares e as tendências para futuro na área de BIM.

Link para acesso ao curso: https://online.sp.senai.br/curso/90407/483/desvendando-o-bim.

B – Curso de BIM promovido pela IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos).

Formar especialistas em BIM. O profissional nessa área atua sob a responsabilidade de implementação de metodologia BIM, garantir com rigor que seus padrões estão sendo devidamente aplicados em projetos e obras, de modo a assegurar e analisar os processos, os custos, os cronogramas, abrangendo a gestão integral ao longo do desenvolvimento de um projeto e da construção, com base nessa metodologia.

Grade: Pós-Graduação Lato Sensu em BIM. Programa de Pós-Graduação no setor de Metodologia BIM, para formação de profissionais dentro dos seguintes objetivos:

– Promover capacitação de acadêmicos para gerenciamento de projetos em empresas;

– Capacitação do aluno para a eficiente e precisa utilização da Metodologia BIM;

– Promover conhecimentos e meios de utilização desta metodologia por meio de ferramentas digitais, de modo a capacitar o futuro profissional de modo a poder analisar os projetos em ampla escala, de forma digital;

– Garantir capacitação de análise mais eficiente sobre os processos, os custos e sobre o cronograma físico de obras;

– Formação da capacidade de subsidiar empreendedores na apresentação dos projetos para os órgãos de fomento;

– Incentivar a utilização da Metodologia BIM entre todos os profissionais no país, o máximo possível;

– Promover formação para implantação da Metodologia BIM em quaisquer projetos ou obras de construção e de infraestrutura.

Link para acessar o curso: https://materiais.ibecensino.org.br/pos-em-metodologia-bim?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=palavras_chave&utm_term=pos_bim_presencial&gclid=CjwKCAjwjqT5BRAPEiwAJlBuBZekfKLuaW9l4PrJuoIB0fkgugmvsgSVS57TMS1lUhXjv1FulezYmRoCJ90QAvD_BwE.

C – O Centro Universitário Internacional, ou UNINTER. Instituição de ensino superior pertencente ao Grupo Uninter. Sede central em Curitiba. Promove formação em BIM.

Curso de Especialista na área de Projetos BIM – Building Information Modeling. Trata-se de programa profissionalizante, de nível superior, no setor de BIM. Curso em modalidade EAD, com duração de nove meses.

A grade deste curso vai abranger o seguinte: inicia com a concepção da metodologia pedagógica estruturada em todos os níveis de desenvolvimento desta disciplina, conforme segue abaixo:

– A BIM Plataforma em 3D, dentro do modelo digital de três dimensões;

– A BIM Plataforma em 4D, dentro do gerenciamento de cronogramas;

– A BIM Plataforma em 5D, dentro do orçamento e do controle dos custos;

– A BIM Plataforma em 6D e 7D, dentro da sustentabilidade e do ciclo de vida;

– A interoperabilidade, a compatibilização e os demais ambientes colaborativos.

Link para acesso do curso: https://www.uninter.com/pos-graduacao-ead/especialista-em-projetos-bim-building-information modeling/?gclid=CjwKCAjwjqT5BRAPEiwAJlBuBc0lZg60FfX_-4wQ717vDpzzTdk23oOeKhmYLtjZe9_UAuAVxo_f0RoCgUoQAvD_BwE.

Cada um dos sites acima contém os links de inscrição e atualizações.

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais