Concurso Nova Iguaçu 2020 RJ – Guarda Municipal

Categorias: 2020 - Concurso - Rio de Janeiro

Prazo de inscrições se encerra no dia 28 de fevereiro de 2020.

Sextou! Mas mesmo assim não podemos nos esquecer de procurar excelentes oportunidades de emprego, não é mesmo?



Então se liguem na novidade: A Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) anunciou ontem a abertura do edital para 200 novas vagas de guarda para a cidade.

Nesse post, vamos explicar como se inscrever, quais as etapas da prova e quais os conteúdos e/ou exercícios físicos vão cair na prova, então confiram!

Sobre as vagas: quantidade, remuneração e benefícios (se houver):

Como consta no edital, são ofertadas 200 vagas, sendo metade para cadastro imediato e a outra metade para cadastro reserva.



Dessas 200 vagas, 30 são destinadas para mulheres (15 imediato e 15 reservas) e 170 para homens (85 imediatos e 85 reservas).

Os únicos requisitos para a prova são o diploma de ensino médio e ter a carteira de habilitação nível “B”.

A remuneração será com base na quantidade de horas trabalhadas, no entanto, o salário inicial será de R$ 1.651,95.

Sobre benefícios, o edital não consta algum detalhe a respeito.

Como se inscrever:

As inscrições para o concurso vão começar na próxima segunda-feira (10 de fevereiro) e vão até 28 de fevereiro.

Ao concluir a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 19,99.

Sobre a prova:

A prova será dividida em cinco etapas:

  • Prova objetiva (marque X);
  • Teste de aptidão (exercícios físicos);
  • Avaliação psicológica;
  • Exame médico;
  • E investigação social e documental.

A prova objetiva é composta por 40 questões sendo: 05 de matemática, 10 de língua portuguesa e 25 de conhecimentos específicos (leis, legislações, entre outros assuntos, conforme consta no edital disponível aqui .

Os conteúdos sobre matemática e língua portuguesa são:

  • Matemática: Resolução de problemas. Números Inteiros e suas propriedades; Números Racionais e suas propriedades. Números e Grandezas Inversamente e diretamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Composta e Simples. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de volume e cálculo de área. Raciocínio Lógico;
  • Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Significação das palavras: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos, sentido figurado e próprio das palavras. Ortografia Oficial. Acentuação. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Crase. Sintaxe.

Além desses conteúdos, como dito anteriormente, a prova possuirá 25 questões sobre conhecimentos específicos do cargo, portanto, não deixem de conferir o edital. A prova objetiva está prevista para acontecer em 22 de março, em Nova Iguaçu.

Para a próxima etapa, que é o teste de aptidão física, a prova possui duas modalidades, de acordo com o gênero:

  • Feminino: Tiro de 50 metros, Apoio de Frente, Abdominal e Corrida até 12 minutos (pode ir o mais longe que puder);
  • Masculino: Tiro de 50 metros, Flexão de Braço, Abdominal e Corrida em 12 minutos (também pode ir o mais longe que puder).

Participarão da prova física apenas aqueles que passarem na primeira etapa. A prova ainda não tem data nem local definidos.

A próxima etapa é o exame médico. Apenas aqueles considerados aptos no teste físico poderão passar no exame médico, que ainda não possui data nem local especificados.

Nesse exame, os testes requisitados são:

  • Exames laboratoriais: a) Hemograma completo; Grupo Sanguíneo e Fator Rh; creatinina, ureia, glicose e GamaGT, colesterol total, ácido úrico e frações, transaminases (TGO/TGP), bilirrubinas, teste para hepatite B e C, ABO – Rh; b) Exame de urina; c) Exame de fezes; d) sorologia: Lues ou VDRL; Doença de Chagas; e) PSA (somente para homens a partir dos 35 anos, responsável por detectar a saúde da próstata); f) radiografia de tórax PA; g) mamografia (somente para mulheres a partir de 35 anos, responsável por detectar algum nódulo ou câncer de mama); h) toxicológicos: com laudo, para a detecção de drogas de uso ilícito, a partir de amostras de materiais biológicos (pelos, cabelos ou raspas de unhas), doados pelos candidatos, com janela de detecção mínima de 180 (cento e oitenta) dias, abrangendo, pelo menos, os seguintes grupos de drogas: cocaína e derivados; maconha e derivados; metanfetaminas; anfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos e derivados; peniciclidina (PCP) e outras;
  • Exames complementares: Exames neurológicos; Exames cardiológicos; Exames oftalmológicos. Otorrinolaringológicos.

Por fim, a última etapa, caso liberado no teste físico, é de investigação social e documental, então, não percam tempo e se prepare com antecedência para a prova! E o mais importante: leia o edital!

Leonardo Silva Aguirre



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *