Bolsas de estudo integrais para estrangeiros na Rússia


Recentemente a Rússia está disponibilizando bolsas integrais de estudo para as pessoas que tenham interesse em se graduar ou mesmo se formarem no mestrado ou doutorado.

O prazo das inscrições irão se encerrar no dia 20 de março de 2015. Não foi divulgada a quantidade de bolsas que serão disponibilizadas. Devido a isso, é recomendado que os interessados realizem as suas inscrições o mais rápido possível, a fim de conseguir uma vaga.


Os estudantes terão o benefício de uma bolsa de estudos de 100%, arcando com todas as despesas referentes ao curso superior, que poderá chegar ao valor máximo de 10 mil dólares em cada ano.

Uma das vantagens para os estudantes é de não ser necessário ter conhecimento da língua russa, pois será disponibilizado no decorrer de um ano, uma formação preparatória com cursos de idioma e outras matérias referentes ao curso de graduação.

Geralmente, o curso superior é oferecido na língua russa, mas determinadas faculdades ministram as disciplinas na língua inglesa. Algumas faculdades a formação em mestrado ou doutorado, são ministradas na língua russa, inglesa ou espanhola.



O processo seletivo consistirá na verificação do histórico escolar e no registro de atividades extracurriculares do estudante. Será também avaliado se o candidato já estudou algum idioma e a capacidade física.

Os interessados que desejarem saber de maiores informações poderão acessar o seguinte site: www.cbr.emp.br. Para realizar as inscrições bastará enviar um e-mail para bolsas@cbr.tur.br.

A formação acadêmica representa um diferencial no currículo para ingressar no mercado de trabalho. Mas, quando o assunto é ter uma formação fora do país, esta vantagem é ainda melhor. Estudar no exterior tem sido uma excelente escolha para as pessoas que desejam seguir uma carreira profissional.  Outro diferencial é a chance do estudante ter um ensino de qualidade e o contato com a língua estrangeira. Outro fator importante consistirá na experiência que será adquirida vivendo em outro país, possibilitando que a pessoa tenha facilidade em adaptar com circunstâncias diferentes em sua vida.

Por Felipe Couto de Oliveira

Deixe o seu comentário