O programa Ciência sem Fronteiras é um projeto realizado em conjunto entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através de diferentes instituições de fomento, estimulando o intercâmbio de conhecimento.
Dessa forma, cada vez mais brasileiros tem a possibilidade de estudar e ter vivência em outros países, principalmente nos mais conhecidos e renomados centros de pesquisa do mundo todo.
As inscrições para as novas chamadas do programa estão abertas e contemplam a modalidade de graduação-sanduíche.
Os participantes podem estudar em 21 países: Estados Unidos, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Finlândia, França, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Hungria, Coréia do Sul, Espanha, Holanda, Irlanda, Itália, Reino Unido e Suécia.
Os interessados devem obedecer alguns requisitos, entre eles, a nota igual ou superior a 600 pontos no ENEM nas edições de 2009 a 2013. Além disso, é necessário realizar um teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de ensino que irá estudar e ter realizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% da grade curricular prevista para seu curso.
Por fim também é preciso cursar uma das áreas contempladas pelo programa.
O programa contempla a permanência do aluno no período total de 12 meses, em que irá realizar seus estudos em tempo integral, portanto, o jovem poderá incluir um estágio linguístico. Além dele, o estudante também poderá se dedicar a um estágio profissional ou científico-tecnológico em diferentes instituições, empresas ou centros de pesquisas.
São concedidos o valor da mensalidade, auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para a compra da passagem, auxílio para compra de material didático e para a comprar de computador portátil ou Tablet, que auxiliará nos estudos.
O investimento nos jovens visa o crescimento do Brasil, uma vez que o Programa tem o objetivo de expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia do país.
Para se candidatar é preciso acessar o site do programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/).
Por Robson Quirino de Moraes
Foto: divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Gostaria de receber informacoes sobre quando ira abrir vagas para o mesmo